segunda-feira, 27 de julho de 2009

A aTRIZ qUE prePAra!!!

Bem, dessa vez a proposta era diferente. Marquinho me convida para começarmos o projeto juntos, com o objetivo de ajudar o processo criativo dos personagens e ajudar aos atores nesta construção. Certo, uma honra em trabalhar com o que se ama e com amigos do coração, mas... Um desafio: dar voz a personagens de mundos tão diferentes ao que estamos acostumados...

Sem fugir das propostas da Marina e das intervenções do Marquinho, proponho que os atores criem modelos vocais para que, a partir dessa criação, possamos começar o processo de lapidação para chegarmos ao resultado final. Na teoria é lindo, mas na prática.....

Na prática encontro algumas dificuldades. Temos um grupo heterogêneo, alguns iniciando a carreira artística e fazê-los entender o real valor das palavras escritas, as famosas palavras de valor, as intenções e, mais ainda, ajudá-los no uso correto da voz, no melhor aproveitamento dos seus aparelhos fonadores foi um pouco complicado, mas a sementinha foi plantada. É gratificante vê-los procurando por mim nos ensaios, em busca do melhor som, da melhor apresentação vocal sem se prejudicarem e, ver as famosas garrafinhas de água em todos os momentos, não tem preço! Rs...

Ajudá-los na criação de seus personagens passa pela minha formação de atriz, o que me torna meio coach desses meninos cheios de vontade de dar certo, o que já é o primeiro passo. Decupar os textos, fazê-los perceber as nuances, respeitar as regras do Português!!! “Ler” as vírgulas, os pontos, enfim! Os marcadores em geral, coisa que eles jamais tinham pensado em fazer... A partir daí, vão aparecendo lentamente os personagens, suas vozes, suas personalidades, suas emoções... E daí, os gritos, as gargalhadas, as expressões vocais em geral, associadas às características dos personagens, em como aquele ou esse personagem gritaria nesse momento, como ele falaria isso indignado? Será que ele falaria isso mais rápido ou mais lento? Falo isso mais alto ou mantenho a energia? Essas dúvidas e tantas outras foram surgindo no decorrer do processo. Que bom, né? Sinal de que as coisas estavam tomando forma... A cada dia de ensaio, as coisas iam acontecendo... A cada direção que o espetáculo tomava eu navegava junto como uma tripulante de um barco em clima de festa rumo a um porto bem festivo, cheio de alegria. Em cada personagem, eu via uma ponta do meu trabalho também, da minha formação, e isso tudo ia me abastecendo da mais genuína e prazerosa fonte de energia. Obrigada, queridos por esse momento. É... De vez em quando eu penso em voltar ao palco... Essas emoções não podem tomar conta de mim desse jeito!

Hoje, a poucos dias da estreia, me pego nervosa como aquela atriz de uns nove anos atrás que sentia o coração bater rápido atrás da coxia... Mas sei que a magia teatral mais uma vez vai acontecer e que os deuses do teatro vão abençoar mais essa empreitada já saindo do forno com cheiro de sucesso!!!

Parabéns a todos, sem exceção: ao elenco que nos surpreendeu e à técnica que fez isso tudo acontecer. Vâmo que vâmo!! MERDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

Besos, e mais besos, Andressa Mehl – Fonoaudióloga Atriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário