quarta-feira, 19 de agosto de 2009

pALavrA dE figurINISTA...

O amor pelo que se faz permite que se transbordem mil idéias, e as experiências e transformações que a vida nos implora a todo o momento, traz a tona o que nomeamos de criação. A partir de um texto repleto de criatividade, nos é autorizado, logo em sua primeira página, um mergulho na essência de seus personagens. Aí fica fácil e divertido criar um figurino.

A criação desse figurino surgiu de várias etapas, porém a linha primordial aconteceu numa conversa de poucos minutos com o diretor (melhor diretor que conheço) e a leitura da página que descrevia a personalidade de cada personagem.

È importante lembrar que a criação de qualquer coisa precisa, primeiro de tudo, ser permitida. Não pode ser bloqueada, sabotada por idéias fixas, por barreiras impostas pelo ego ou pelo medo do fracasso de um experimento. Todos têm de estar disponíveis para as novas idéias que virão e ter a sensibilidade de entender e embarcar nessa grande viagem. Saber administrar, dando limites e harmonizando todas as idéias é praticamente indispensável na execução de um grande e belo trabalho como esta dádiva que é Sofia.

Desde a leitura do texto, a exteriorização do que se passa nos pensamentos através dos desenhos, as conversas com todos os criadores desta loucura a fim de realizar tudo da melhor forma possível, se pensando em harmonia, conforto, mobilidade, durabilidade, transporte, beleza, os ensaios que iam mostrando mais e mais do que era a peça, as primeiras provas de roupa, os testes de materiais, até o último ajuste no terceiro sinal do teatro, se deu o processo de criação deste figurino.

Não canso de encher de elogios este trabalho que foi tão bom participar, pois foi permitido que fosse criado e recriado um figurino todos os dias até a estréia. Cada detalhe foi chegando ao seu tempo e cada personagem foi se acertando e demonstrando no seu momento o que era preciso para chegar ao que temos hoje.

Envolvido no nosso amor, criador e realizador desse trabalho e a esperança de que todos os espectadores amassem o espetáculo como se fosse seu, o figurino reflete a alegria, a força e a beleza dos sonhos que existem dentro de todos nós.

Carol Barros - Figurinista.

No vídeo abaixo você pode conferir um pouquinho dos nossos personagens e um pouquinho do trabalho da Carol! Pra conferir tudo só indo nos assistir. Encerramento da curta temporada: dias 22 e 23 de agosto, Teatro Thiago de Mello, Av. das Américas 19.400, Recreio. Sempre as 17hs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário